A grandeza da curiosidade

Você já parou para pensar o que aprendeu com sua curiosidade?  


Às vezes acabamos sendo ignorantes quando nossas crianças e adolescentes não param de nos questionar com os seus “porquês”, mas mal sabemos que o ato de questionar, de explorar, da curiosidade em si é uma característica instintiva do ser humano. A partir dessa habilidade, aprendemos, desvendamos o novo e evoluímos.

Recentemente, pesquisadores da Universidade da Califórnia nos Estados Unidos elaboraram uma pesquisa no intuito de descobrir o que exatamente ocorre em nosso cérebro quando a curiosidade é despertada. Como metodologia da pesquisa expuseram os participantes a mais de 100 perguntas triviais que instigavam a curiosidade pela resposta, e como achado tiveram… A curiosidade prepara o cérebro para o aprendizado, a partir do momento em que ficamos estimulados em saber algo, nosso cérebro se prepara para receber e reter uma nova informação, fazendo assim com que lembremos do que fomos expostos. Um dos outros achados foi que a curiosidade torna a aprendizagem subsequente mais gratificante. A pesquisa revelou que além do aumento da atividade do hipocampo, que é a região do cérebro responsável pela criação de memórias, também interfere na ativação do circuito do cérebro que está relacionado à recompensa e ao prazer.

Torna-se importante que nós adultos estimulemos e exercitemos a curiosidade em nossas crianças, dentro dos limites que envolvam: saúde, educação e respeito, porque a partir daí iremos estimular uma cultura de constante aprendizado. Vamos incentivar uma mentalidade, um MindSet de curiosidade, de exploração e descoberta, para que assim possam se adaptar às demandas do futuro e ter sustentabilidade em suas áreas profissionais buscando uma constante evolução e sucesso.

“O importante é não parar de questionar. A curiosidade tem sua própria razão de existir.” — Albert Einstein

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s